De acordo com a pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa Orizzonte comunicação LTDA, registrada em 15/04/2024, através da identificação ES-03485/2024, que avaliou os pré-candidatos à Prefeitura de Guarapari, o vereador Rodrigo Borges aparece com 24,4% enquanto o deputado estadual Zé Preto aparece com 22,7%, empatados tecnicamente considerando a margem de erro de 4,7%.
A pesquisa eleitoral que ocorreu entre os dias 09 e 10 de abril, conforme consta no site da Tribunal Superior Eleitoral, aqueceu o mercado político, após a sua divulgação no portal ES em Foco, afirmando que o pré-candidato Rodrigo Borges ocupa a primeira posição entre os pré-candidatos nas intenções de votos.
De acordo com o portal ES em Foco, dois cenários foram apresentados:
Espontânea:
Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e o entrevistado diz em quem vai votar, o cenário fica:

Considerando a margem de erro de 4,7%, Rodrigo Borges e Zé Preto estão empatados tecnicamente.
Estimulada:
Quando os nomes são citados pelo entrevistador e o entrevistado faz a sua escolha:

De acordo com a divulgação realizada, na espontânea, não há citações sobre o candidato Oylas, do Partido dos Trabalhadores, mas na estimulada, o pré-candidato aparece com menos de 1% das intenções de votos, com apenas 0,2%.
Avaliação do atual cenário através das pesquisas apresentadas
Rodrigo Borges (Republicanos): De 33% para 24%.
Em 2023, uma pesquisa realizada nos dias 19 e 20 de outubro, pelo Instituto Perfil, divulgada também pelo portal ES em Foco, apontou Rodrigo Borges com 33,1% das intenções de votos, contra Rodolfo Mai com 19,7%, no levantamento estimulado.

O cenário não era o mesmo, pois não havia o vereador Wendel Lima, o deputado Zé Preto e os demais que estão no processo eleitoral como pré-candidatos.
Com a pesquisa apresentada hoje, o pré-candidato Rodrigo Borges, que já está em pré-campanha desde o segundo semestre de 2023, sai de 33% para 24% na estimulada.
Zé Preto (PP): 22,7%
A pesquisa apresentada é a primeira pesquisa registrada em que o deputado estadual, Zé Preto (PP), disputa como pré-candidato. No levantamento realizado em 2023, quando ele não estava entre os pré-candidatos para uma pesquisa estimulada, o deputado ainda sim aparecia com 14,6% das intenções de votos de forma espontânea, o que demonstra que após a sua apresentação como pré-candidato, o seu percentual de votos aumentou.
Emanuel, o indicado de Edson Magalhães: 8,57% para 6,6%
O secretário de obras e pré-candidato indicado pelo atual prefeito, aparece no cenário eleitoral com apenas 6,6% das intenções de votos, menor do que o percentual que a figura do “candidato de Edson” obteve em 2023, quando aparecia com 8,57%, ou seja, o indicado pelo prefeito não agradou os eleitores.
Wendel Lima (MDB): 6,6%
Wendel Lima (MDB) é avaliado pela primeira vez, de acordo com a pesquisa apresentada pelo portal ES em Foco. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Guarapari, lançou a sua pré-candidatura nas redes sociais e se organiza para ir às ruas disputar as eleições.
Gedson Merízio (PODEMOS): 11,43% para 3,3%
O ex-vereador Gedson Merízio, também apontou queda comparado com a pesquisa de 2023, e quando avaliado espontânea, aparece com apenas 1,4% das intenções de votos.
Danilo Bahiense (PL): 2,7%
O deputado estadual Danilo Bahiense, que ainda não teve a sua pré-candidatura de fato lançada no município, aparece com 2,7% das intenções de votos.
Disputa acirrada
No momento, a pesquisa mostra com muita clareza que a eleição para prefeito será disputada pelo vereador Rodrigo Borges, deputado Zé Preto, vereador Wendel Lima e o candidato de Edson.
A pesquisa deixa claro que há um empate técnico considerando a margem de erro, podendo o deputado estadual Zé Preto estar na frente, como mostrou uma enquete realizada pela TV Guarapari nesta sexta-feira (20). A enquete, bem explicada pelo jornalista Ricardo Conde, que explicou o que é uma enquete e a sua diferença para uma pesquisa, aponta em primeiro lugar o deputado Zé Preto, seguido por Rodrigo Borges e Wendel Lima . Em seguida, a enquete apontou um empate na quarta posição, entre os pré-candidatos Gedson Merízio, Danilo Bahiense e Emanuel, e na quinta posição os pré-candidatos Ted Conti e Oylas Pereira.
Considerando o cenário a partir do segundo semestre de 2023 até o momento, o pré-candidato Rodrigo Borges tem uma queda no percentual de votos enquanto o pré-candidato Zé Preto avança, seguido pelo vereador Wendel Lima.
Sensação eleitoral da população:
A sensação de grande parte da população é de incerteza, considerando que mais de 40% dos eleitores ainda não se definiram. Além da incerteza, há um sentimento de que a expectativa de votos do pré-candidato Wendel Lima suba, pois o pré-candidato que obteve mais de 9 mil votos na Cidade Saúde nas eleições de 2022, ainda não foi para as ruas dialogar a sua pré-candidatura, assim como, o indicado de Edson poderá ter um aumento de votos caso o hospital seja entregue e funcione.
As eleições serão mais do que acirradas, movidas pela paixão e ansiedade dos cabos eleitorais que já se digladiam pelas redes sociais e grupos de WhatsApp de Guarapari.
As peças já estão no tabuleiro e os jogadores à postos. Aquele que conseguir errar menos e mostrar para a população que as suas entregas são verdadeiras, poderá sair vitorioso e administrar a cidade saúde a partir de janeiro de 2025.