Após a CODEG receber críticas sobre a falta de organização na gestão da coleta de lixo, a empresa se reuniu com o prefeito para apresentar um canal de atendimento à população.
A Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari – CODEG tem sido alvo de muitas críticas da população e turistas. Muitos apesar de respeitar e valorizar o profissional gari, reclamam da gestão que não tem atendido as demandas da cidade.
Exposição de funcionários
Não é só dos moradores e turistas que a CODEG tem recebido críticas, mas também dos próprios funcionários.
“Estamos incomodados com alguns supervisores e diretores que nos filmam o tempo todo. Fazem selfies dos nossos trabalhos para autopromoção nos expondo sem que desejemos, isso não acontecia antes.” Disse uma funcionária que não quer se identificar.
Faltam insumos básicos para a limpeza
Além da exposição indevida realizada por alguns diretores, outra reclamação é da falta de materiais para a realização da limpeza urbana.
“Estamos chegando no quinto mês do ano e falta sacolas de lixo para trabalharmos. Em muitas das vezes pedem para resolvermos de outra maneira, pois faltam sacolas. Isso é revoltante!” Disse outro funcionário.
Empresa lança canal de diálogo com o cidadão
Dias após veículos de comunicação expor a má gestão operacional da CODEG, a empresa se reúne com o prefeito municipal Rodrigo Borges para apresentar um canal de atendimento ao público para que a empresa possa se conectar com a sociedade.
A Prefeitura Municipal de Guarapari através dos seus canais de comunicação publicou na última quinta-feira (24) que a empresa sediou uma reunião estratégica para discutir a implantação do canal de atendimento.
A CODEG que já possuiu um canal para o atendimento, deve neste momento estar inovando a proposta que já existia, mas isso não resolverá os aparentes problemas de gestão.
Anseio da população
A população espera que a Prefeitura através da CODEG possa dar conta da limpeza urbana, expor menos os funcionários, ficar menos nas redes sociais e grupos de whatsapp e garantir a eficácia da operacionalidade da limpeza urbana.
“Tem diretor da CODEG que fica o dia todo nos grupos de whatsapp criticando políticos e pessoas. É para isso que a sociedade paga impostos? Para que funcionários públicos utilizem do horário de serviço para conversas fiadas nos grupos”. Reclamou um morador que preferiu não se identificar.
Para piorar a situação, no último final de semana, ocupantes de cargos de gestão da CODEG discutiram nos grupos de whatsapp colocando em risco à seriedade e o profissionalismo da gestão Rodrigo Borges à frente do município.
Compreensão
O prefeito tem apenas 4 meses de trabalho e toda a cidade compreende os desafios, as dificuldades, mas ele precisa estar muito atento para que os seus contratados não possam se tornar problemas para a gestão e para as relações políticas do prefeito.
A cidade merece profissionais sérios, homens e mulheres de respeito, que cuidem dos serviços públicos e que entendam que serviço público não é uma brincadeira. A limpeza urbana é um serviço dos mais importantes para qualquer município, limpeza é sinônimo de organização.