A Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari-CODEG tem sido motivos de reclamações de moradores e turistas na Cidade Saúde.
A Prefeitura Municipal de Guarapari tem enormes desafios, um deles é alinhar os seus serviços públicos, em especial, o de limpeza urbana.
No último feriado, a cidade movimentou o setor de eventos, mas não organizou a sua estrutura de limpeza urbana para atender a demanda prevista, prova disso foram os lixos espalhados, alguns amontoados em pontos turísticos meio aos eventos realizados.
Turistas meio ao lixo durante o evento

Críticas de turistas
A TV Guarapari realizou uma entrevista na Praia do Morro e reuniu reclamações de vários turistas por ausência de lixeiras e desorganização na limpeza urbana.
“Lixo na areia, nos canteiros, em todos os lugares, infelizmente tenho que levar o lixo para casa”. Afirmou um turista.
A CODEG informou na reportagem que foram instaladas 30 lixeiras maiores e 35 menores na Praia do Morro e que a Prefeitura aguarda um novo processo licitatório para a aquisição de mais lixeiras.
Desorganização administrativa
Diante das licitações realizadas na cidade para a realização dos eventos, é inadmissível a CODEG não se estruturar para manter a cidade limpa. As famílias que nos visitam e as que vivem em nossa cidade não merecem vivenciar a cidade meio ao acúmulo de lixos nas ruas. O que falta não é só lixeira, mas gestão também.
“Se a Prefeitura tivesse gastado menos nessas placas com coelhos sem um pingo de bom senso e colocado lixeiras, a cidade passaria menos vergonha. Limpeza é saúde!” Disse outro turista.
Caminhão de lixo atravessando as ruas para coletar lixos
Outra reclamação e fatos observados são as paradas dos caminhões de lixo, atravessando as ruas impedindo o trânsito para a coleta. Isso tem ocorrido com frequência e é preciso identificar a motivação, conversar com os profissionais e orientá-los a fazer de maneira a não interromper as vias.
“Isso não é visto em lugar nenhum do país, só em Guarapari que atravessam as ruas, atrapalhando o trânsito para coletar lixo”. Reclamou um morador.
Na tarde da última segunda-feira (21), um veículo foi visto atravessando a avenida Copacabana, próximo a avenida Paris, causando um enorme congestionamento nas duas vias.

Está claro que a direção da CODEG precisa se organizar melhor e dar o resultado que os garis dão nas ruas, esses profissionais dão um belo exemplo de compromisso com a sociedade de Guarapari.