No último sábado (02), políticos se reuniram para inaugurar a nova praia de Meaipe, que recebeu um investimento de 102 milhões de reais. Ainda que com a via principal sem calçamento, sem calçadas e sem estrutura para garantir segurança aos pedestres, o evento recebeu um público pequeno que acompanhou as atividades.  

O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, promoveu o evento “1° Orla Festival: Cultura, Esporte e Sabores de Meaípe”, evento organizado para comemorar a entrega do engordamento da faixa de areia da praia de Meaipe.

O governador Renato Casagrande (PSB) esteve no local e citou a presença de lideranças, dos deputados Tyago Hoffman (PSB), Zé Preto (PL), do Diretor Presidente do DER, Freitas, o parabenizou o prefeito Edson Magalhães. O governador agradeceu aos vereadores presentes, comerciantes, mas não citou o nome do subsecretário de Turismo, Gedson Merízio em seus agradecimentos, citou apenas a equipe da Secretaria de Turismo de Estado.

 

Tal atitude chamou a atenção de lideranças políticas que estiveram presentes, mas se justificou diante da atuação medíocre da secretaria estadual de turismo frente ao evento que poderia ter sido infinitamente melhor, que se não fosse pela atuação do comércio local e das secretarias do município, o evento seria um fiasco.

“Esperávamos um grande evento promovido pela Sceretaria Estadual de Turismo, mas graças a Deus que os nossos comerciantes foram firmes, pois o evento em si, foi fraco.” Afirmou Sr. Rômulo Oliveira 

Comércio revigorado

O comércio local se sentiu revigorado com a obra que pode colocar Meaipe de volta ao cenário especial, que já ocupou. Os restaurantes ficaram cheios e os comerciantes felizes com o retorno da vida do local, que esteve por muito tempo adormecida.

Festival Gastronômico sem orientação ao público

O evento anunciado era de um festival gastronômico, porém a gastronomia ficou inteiramente na responsabilidade dos restaurantes, inclusive a publicidade. Poucos visitantes conseguiram identificar quais os pratos oferecidos e onde estavam os mesmos, a única maneira a encontrar o festival gastronômico, era acessando os restaurantes e perguntando, o que gerou críticas dos visitantes quando a organização do evento.

Show do Casaca não teve adesão do público

O show da banda Casaca, banda tradicional capixaba que representa o reggae local se apresentou para pouco mais de cem pessoas na frente do palco e aqueles que estavam nos restaurantes não tiveram interação com o show.

“Olha, faltou organização da Secretaria de Turismo. Como que o governo traz um show e não dá ninguém?” Questionou uma moradora que acompanhou o evento. 

Obras inacabadas

O evento recebeu críticas devido a obras inacabadas e outras sem sequer terem iniciadas. O calçadão da praia estava com diversos buracos e obstáculos que colocavam em risco a segurança dos pedestres.

Os boquetes que ensejaram no calçamento da via principal, parece ter faltado para concluir, pois foram colocados apenas em um lado da via, até o Hotel da Léa. Após o hotel, restou o barro para contracenar com meia pista de bloquetes.

Comerciantes, empresários e servidores municipais empenhados

O evento só teve sucesso devido ao empenho dos comerciantes, empresários que apoiaram o evento, como por exemplo a Multivix, e principalmente pelas secretarias municipais que organizou eventos esportivos para dar vida a areia inaugurada.

Alô governador!

A cidade de Guarapari tem há anos um representante do município à frente da subpasta de Turismo do Estado, porém, ele não tem demonstrado capacidade para fazer gestão em turismo.  O Turismo é um setor muito produtivo e importante para a cidade mais bela do Estado do Espírito Santo. O governo pode fazer mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *